A gratidão, geralmente, não ocorre espontaneamente, ao contrário de crianças muito novas, que se maravilham com tudo e sabem agradecer sem que isso lhes custe alguma coisa.
Então, como podemos nos tornar mais gratos? Uma das opções é adotar a prática de reviver belos momentos, de acordo com o método de três etapas recomendado pelo padre Lionel Dalle.
Já o padre Pascal Ide, que escreveu extensivamente sobre a gratidão, explica:
“A gratidão é poderosa por causa de todos os atos, é a que mais transforma as profundezas de nossos corações. Se a psicologia prova que a gratidão está na raiz do nosso bem-estar, a teologia e a filosofia a explicam, mostrando que ela nos toca e nos transforma na parte mais íntima do nosso ser”.
Voltemos ao Pe. Lionel Dalle, sacerdote da diocese de Toulon, na França, e autor de um livro sobre gratidão. Ele sugere maneiras concretas através das quais, gradualmente, podemos adquirir o hábito da gratidão e, assim, entrar em uma nova vida com Jesus.
Praticar gratidão requer um pouco de trabalho. “Se você deseja adquirir a virtude da gratidão, é necessário repetir uma infinidade de pequenos exercícios, para que ela esteja entranhada em você, um pouco como o treinamento com pesos”, diz o padre. Aqui está um dos exercícios propostos pelo padre Dalle: é uma questão de sentir gratidão revivendo frequentemente belos momentos de nossa vida de acordo com os três passos da gratidão. Então, quais são esses três passos?
Os 3 passos