News:
Casa » Destaque » Coronel Dal Col recebe comenda na câmara de vereadores de Nova Venécia/ES

Coronel Dal Col recebe comenda na câmara de vereadores de Nova Venécia/ES

Coronel Dal Col recebeu na noite desta quinta-feira 04 de maio de 2018 às 19h, ao lado de amigos, na câmara municipal de Nova Venécia/ES, a comenda de Honra ao Mérito Expedicionário Bianor Gomes da Silva.

O bom trabalho realizado à frente do Sub Comando do 2º BPM levou o Coronel Dal Col ser indicado à receber a Comenda, este é o reconhecimento da população veneciana ao bom serviço prestado por Dal Col no período em que esteve à frente da segurança daquele município.

Coronel Dal Col, além de ser homenageado pela comenda de grande importância, foi prestigiado com a presença dos amigos; Deputado estadual Josias da Vitória, ex-governador Renato Casagrande, major Cavati  e outros amigos presente no evento.

A Medalha de Honra ao Mérito Expedicionário Bianor Gomes da Silva requer às seguintes exigências: Ações meritórias, bons serviços prestados ao município de Nova Venécia e não estar cumprindo pena privativa de liberdade. Além da medalha, foi entregue um diploma ao homenageado.

Quem é Bianor?

Expedicionário das Forças Expedicionárias do Brasil (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, nasceu no interior da cidade de Nova Venécia em 04 de maio de 1920.

Bianor Gomes da Silva, aos sete anos, após o falecimento de seus pais, foi acolhido pelo Senhor Francisco Contarato e Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, Cresceu no interior, nas proximidades do PepiNuck, trabalhando com extração de madeiras para os fazendeiros da época.

No final do ano de 1944, embarcou para a Itália, uma viagem que durou 15 dias e 14 noites. Bianor lutou na Guerra na linha de frente do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. Lembrava-se das bombas que eram lançadas, da destruição provocada pela guerra, a morte de companheiros o marcou bastante. “É uma coisa que mexe com a cabeça da gente, estar numa guerra, ver companheiros morrendo e não ter como saber a que horas vamos voltar para ou se ao menos vamos voltar” (palavras de Bianor Gomes da Silva – Publicado em dezembro de 2000 pelo Jornal A Notícia).

Ao fim da Guerra, em 1945, Bianor retornou para o Espírito Santo, desembarcou em Cachoeiro de Itapemirim, a fim de trabalhar na linha ferroviária que ligava a cidade ao Estado de Minas Gerais. Depois retornou para Nova Venécia – ES, voltou a trabalhar na lavoura.

Casou-se com a Senhora Zita Contarato, filha do Senhor Francisco Contarato e da Senhora Marcelina Cappelletto Contarato no dia 24 de dezembro de 1951.

Vítima de um câncer, Bianor faleceu no dia 8 de março de 2002, após ser submetido a uma cirúrgia.

Sobre simoes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*